Certa vez estava na praia do Porto da Barra e um cargueiro imenso estava passando em direção ao porto de Salvador. O tamanho dele era impressionante e a embarcação realmente parecia destacada, como algo que não deveria estar naquela paisagem.
Outra vez, visitando as obras da usina hidroelétrica de Capanda eu vi como construções humanas podem ter um tamanho desproporcional. Logicamente que para fazer uma obra deste tamanho você precisa de máquinas igualmente enormes.
Abaixo você confere algumas máquinas que chamam a atenção por seu tamanho gigantesco.
Overburden Conveyor Bridge F60
Esta gigantesca máquina é utilizada na mineração de carvão. Ela é a maior máquina móvel do mundo e é utilizada na Alemanha. Tendo 502 metros de largura e pesando 13.600 toneladas. Para se ter uma idéia de seu tamanho, confira abaixo uma comparação da F60 com a Torre Eiffel.
Hidroavião H4 Hércules
Howard Hughes, que no cinema foi recentemente interpretado por Leonardo Di Caprio, resolveu construir um avião gigantesco para transportar as tropas aliadas na Segunda Guerra. O H4 era feito de madeira e tinha a maior envergadura já vista em um avião. Para a tristeza de Hughes o H4 ficou pronto apenas depois do fim da guerra e só conseguiu levantar vôo uma vez em 1947.
Komatsu 9xx Series
Para trabalhar com mineração um caminhão precisa ser grande e é exatamente isso que este monstro oferece. Ele carrega 360 toneladas e tem quase 8 metros de altura.
Super-petroleiro Knock Nevis
Com impressionantes 458,45 metros de comprimento, este navio é o mais pesado objeto móvel construído pelo homem. Quando totalmente carregado, ele pesa um total de 564.763 toneladas. O navio é tão grande que não pode navegar no canal da Mancha por causa da parte submersa, que equivale a um prédio de 8 andares.
Aerogeradores na Alemanha
Você está vendo os pontinhos pintados de laranja na foto acima? Pois são pessoas que estão trabalhando na construção destas turbinas para geração de energia eólica. São dois aerogeradores que no total e gerarão 6 megawatts cada um.
Bagger 288
O Bagger 288 é uma máquina usada para cavar minas de carvão. Ele tem o poder de retirar 240 mil toneladas de terra por dia e era usado na mina de Hambach, na Alemanha. Com tanto poder, a máquina retirou tudo o que podia da mina e foi transportada para outra em uma operação que levou 3 semanas para percorrer 22 quilômetros de estradas.
A força de sua escavadeira é tão grande que certa vez a máquina puxou um trator como se fosse uma pedra qualquer, confira abaixo.
Mil-Mi 26
Com proporções que lembram um helicóptero comum, o Mil-Mi 26 é o maior e mais poderoso helicóptero já construído. Ele foi projetado para transporte de cargas pesadas como máquinas de guerra e tratores.
O helicóptero foi usado na missão de limpar a área de Chernobyl (foto abaixo)após o desastre nuclear jogando uma imensa quantidade de água nas redondezas. Outra missão curiosa foi a de transportar uma pedra de gelo de 25 toneladas contendo um mamute de 23 mil anos de idade.
Plataforma de lançamento de foguetes
A estrutura que você vê acima é usada para servir de base no lançamento de um ônibus espacial. Para os que não conhecem ou não acompanham as decolagens destas espaçonaves ele pode não parecer grande coisa, mas a foto abaixo mostra uma proporção melhor do tamanho desta estrutura.
Submarino classe Typhoon
Uma pessoa poderia dizer que a foto acima é uma montagem, afinal o tamanho deste submarino é muito grande para a proximidade da costa. Abaixo você pode conferir uma foto dele durante o período de manutenção. Preste atenção no tamanho das pessoas.
Se tiver alguma sugestão avise pelos comentários que eu atualizo esta galeria de monstros gigantes.
Fonte: Gizmodo
[UPDATE] – Um leitor anônimo lembrou do maior avião do mundo em operação.
Antonov An-225
Este monstro acima é o maior avião em operação atualmente. Só existe um modelo atualmente, mas outro deverá ser entregue em 2010. Ele foi desenhado para levar o ônibus espacial soviético, mas atualmente serve como cargueiro para cargas extremamente pesadas.
Ele foi criado com uma quantidade grande de pneus em seus trens de pouso para poder pousar na terra (chovendo ou não) e até mesmo na neve em regiões remotas da Sibéria.
Chupado aqui
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