Aluno do Centro de Informática (CIn) da UFPE participa de acampamento de robótica na NASA
Bruno Fernandes está desenvolvendo um projeto de exploração e mapeamento de terrenos com foco em MarteO aluno do doutorado do Centro de Informática (CIn) da UFPE e professor do curso de Engenharia de Computação da Poli-UPE, Bruno Fernandes, está participando de um acampamento de robótica (Boot Camp) que fica localizado no Goddard Space Flight Center, um dos maiores centros da NASA nos Estados Unidos.
A participação se deu através de contato com os engenheiros da NASA, Michael Comberiate (NASA Mike) e Marco Figueiredo, na Campus Party deste ano. “Eles se interessaram pelo trabalho que já desenvolvia aqui e me designaram como um dos líderes no Brasil que deveria escolher um grupo para ir ao acampamento.”, conta Fernandes.
Juntamente com outros brasileiros e também argentinos, mexicanos e americanos, está sendo desenvolvido um projeto de robótica denominado LARGE (LIDAR-Assisted Robotic Group Exploration), no qual Bruno atua como consultor, auxiliando a equipe a resolver problemas relacionados à visão computacional. O LARGE tem por objetivo macro realizar o mapeamento de Marte utilizando câmeras LIDAR que calculam a distância exata de cada ponto ao redor da câmera para a mesma.
Além deste, está em andamento outro projeto que consiste em desenvolver um quadricóptero para vôos autônomos. Esse equipamento deverá auxiliar o robô de outro projeto, o GROVER, que realizará pesquisas científicas na Groelândia. “Nesse projeto, uma equipe na PUC-RS deverá desenvolver o quadricóptero, e eu, em Recife, ficarei a cargo de desenvolver o projeto de visão computacional do mesmo.”, explica o aluno.
Sobre o Boot Camp – É um evento que acontece todos os anos e é mais restrito a estudantes de pós-graduação americanos, mas estudantes de vários lugares do mundo também podem participar. A maior parte dos projetos desenvolvidos visa servir como prova de conceito e é uma oportunidade para se recrutar potenciais novos engenheiros da Nasa.
Segue mais uma materia sobre o Champz:
Bruno na sede da instituição americana (Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação) |
A participação aconteceu após um contato dos engenheiros da Nasa, Michael Comberiate (NASA Mike) e Marco Figueiredo, na Campus Party deste ano. "Eles se interessaram pelo trabalho que já desenvolvia aqui e me designaram como um dos líderes no Brasil que deveria escolher um grupo para ir ao acampamento", conta Fernandes.
Bruno faz parte de um projeto de robótica conhecido como LARGE (Assisted Robotic Group Exploration, na sigla em inglês), ao lado de argentinos e mexicanos. Bruno auxilia a equipe com problemas relacionados à visão computacional.
A ideia do projeto é realizar o mapeamento de Marte utilizando câmeras que calculam a distância exata de cada ponto ao redor da câmera. Além deste, está em andamento outro projeto que consiste em desenvolver um quadricóptero para vôos autônomos. Esse equipamento deverá auxiliar o robô de outro projeto, o GROVER, que realizará pesquisas científicas na Groelândia.
O BootCampo acontece todos os anos e estudantes de pós-graduação de todo o mundo podem participar. Potenciais engenheiros da Nasa são recrutados nesses programas.
Chupado aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário