O profissional do novo milênio deverá contar com uma sólida base de conhecimento e, ao mesmo tempo, ser criativo para encontrar soluções para os desafios que surgem todos os dias. A robótica, neste sentido, explora essas diversas competências no aluno.
(Foto: divulgação)
Como matéria de ensino, visa, portanto, preparar jovens e adultos para montar mecanismos robotizados simples baseados na utilização de "kits de montagem", fornecendo assim noções de robótica e a inclusão digital, possibilitando ainda o desenvolvimento de habilidades em montagem e programação de robôs.
Construindo e controlando pelo computador diversos mecanismos, os alunos desenvolvem inúmeras habilidades: Física - Coordenação Visomotora e Emocional - Paciência e Autocontrole Social - Compartilhamento e Trabalho em Equipe - Pensamento - Planejamento, análise e Imaginação, Inventividade e Resolução de Problemas.
Crianças a partir de 3 anos de idade podem participar do projeto de educação tecnológico Lego Zoom (Foto: divulgação)
Daniel Falk e Geisa Alves já implantaram o Projeto de Educação Tecnológica Lego Zoom em alguns colégios particulares de Nova Friburgo e também oferecem aulas particulares, apoio pedagógico e capacitação de professores.
“O projeto Lego Zoom é uma proposta pedagógica integral que inclui todo o material didático de apoio, a capacitação do professor, o acompanhamento pedagógico contínuo, bem como as maletas de tecnologia fornecidas pela Divisão Educacional da Lego, a serem utilizadas na escola”, explica Geisa.
O projeto já é desenvolvido em 80 países e tem feito muito sucesso entre os jovens por incentivar a criação, o desenho, o desenvolvimento, a programação e a utilização de um robô, que está intimamente interligada com a solução de problemas do "mundo real", podendo dar a cada um deles um embasamento sólido para o desenvolvimento de seus próprios projetos.
“A robótica é a ciência que estuda a montagem e a programação de robôs. Os robôs podem ser caracterizados como dispositivos autônomos reprogramáveis controlados por um programa de computador. Este, por sua vez, pode ser armazenado no próprio robô (robôs móveis), ou em um computador ao qual o robô está ligado (robô de mesa). O ato de construir e programar um robô exige a combinação de conhecimentos de diversas áreas, o que dá à robótica um caráter multidisciplinar”, diz Geisa.
Unindo teoria e prática, a robótica é capaz de desenvolver nos alunos alguns conceitos que as demais disciplinas quase não abordam (Foto: Luísa Toledo)
Outra característica da robótica é o fato de suas atividades serem mais produtivas quando realizadas em conjunto e não por um único indivíduo. Unindo teoria e prática, a robótica é capaz de desenvolver nos alunos alguns conceitos que as demais disciplinas quase não abordam, como: trabalho em equipe, autodesenvolvimento, capacidade de solucionar problemas, senso crítico, integração de disciplinas, exposição de pensamentos, criatividade, autonomia e responsabilidade, postura empreendedora, etc.
Por tratar-se de uma área multidisciplinar, a robótica estimula os alunos a buscarem soluções que integram conceitos e aplicações de outras disciplinas envolvidas, como matemática, física, mecânica, eletrônica, design, informática, etc.
Segundo Daniel Falk, “o projeto Lego Zoom também realiza, todo ano, um campeonato mundial de robótica. A First Lego League Brasil tem parceria com a FLL internacional. Trata-se de um programa nacional para estudantes de 10 a 15 anos que combina a robótica prática e interativa ambientada numa atmosfera esportiva”.
First Lego League (Foto: divulgação)
Os times são compostos de 10 jogadores (máximo). Todos os anos, sempre no mês de setembro, um novo desafio é revelado aos times do FLL internacional de todo o mundo. O tema do campeonato deste ano será “Condições Climáticas” e, aproximadamente seis mil times dos EUA, Canadá, China, Reino Unido, Holanda, Noruega, Suécia, Dinamarca, Singapura, Coréia, França e Brasil participam do programa.
Os interessados pelo programa podem entrar em contato pelo endereço: daniel.falk@hotmail.com
Chupado aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário