Um projecto pioneiro na Europa utiliza a electricidade produzida por 16 000 painéis solares para mover comboios na Bélgica.
A Bélgica pôs em marcha os seus primeiros comboios movidos por energia solar. Desde segunda-feira, que os comboios que saem da estação central de Amberes rumo ao norte e à fronteira com a Holanda utilizam a electricidade produzida por 16 000 painéis solares durante uma pequena parte do seu percurso.A bordo não existe nada que distinga estes comboios dos outros, no entanto, durante cerca de 10 quilómetros o motor é alimentado pela electricidade gerada por painéis fotovoltaicos. Estes foram recentemente instalados num túnel ferroviário da linha de alta velocidade que liga Amberes a Amesterdão. Esta infra-estrutura foi rebaptizada por “túnel do sol”. As características geográficas do norte de Amberes, uma área muito plana, juntamente com o traçado desta rede ferroviária, tornaram esta linha uma zona particularmente apropriada para a instalação dos painéis solares.
A linha ferroviária, onde percorrem os comboios de alta velocidade que vão de Paris a Amesterdão, passando por Bruxelas, atravessa uma área natural protegida. Com o objectivo de diminuir o impacto ambiental, cobriu-se com painéis solares um túnel com 3,6 quilómetros de comprimento. Estes painéis cobrem uma superfície de 50 000 metros quadrados e produzem 3 300 MWh, uma quantidade suficiente para abastecer o consumo médio de electricidade de cerca de 1000 famílias num ano.
A electricidade é utilizada tanto para mover os motores como para alimentar as infra-estruturas ferroviárias (iluminação, painéis de sinalização, etc), explicou Frédéric Sacré, porta-voz da Infrabel, a empresa que gere o sistema ferroviário belga. “Utilizando a electricidade gerada no mesmo lugar, evitamos as perdas de energia e poupamos nos custos de transporte”, salienta Steven de Tollenaere, responsável pela empresa Enfinity, que idealizou este projecto.
Neste momento, a quantidade de energia produzida é muito pequena. Num ano, o “túnel do sol” produzirá apenas a electricidade necessária para que todos os comboios belgas (cerca de 4000) circulem durante só um dia. O objectivo será implantar painéis solares em muitos mais sítios da rede ferroviária, incluindo as estações de comboios para aumentar a produção.
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